5 dicas de brincadeiras para casa

1. Cabana

Brincar de cabana na sala é muito divertido. Para fugir das cadeiras e aquele monte de cobertores para fazer a cabaninha, use uma caixa de papelão. Ah, você pode usar os cobertores para colocar lá dentro e deixar os pequenos dormirem na cabaninha e, por que não, uma festa do pijama?

2. Telefone sem fio

Mais um clássico das brincadeiras. O telefone sem fio tradicional é feito com duas latinhas vazias e limpas, com um furo no fundo sem a tampa. Ambas conectadas por um barbante passado pelo furo. Mas você pode tentar outros materiais também.

3. Cantinho da leitura

O cantinho da leitura é muito parecido com a cabana, mas você precisa montá-la um pouco mais alta para conseguir entrar, além colocar almofadas para seu pequeno encostar enquanto lê.

4. Descubra a sombra

Esta brincadeira parece complicada mas é simples, divertida, toma bastante tempo e ajuda muito no raciocínio dos pequenos. Você vai precisar de: objetos variados (panelas, pratos, copos, roupas, canetas, etc.), uma luminária (ou lanterna, mas nesse caso você precisará de uma forma de mantê-la fixa), cartolina e caneta.

Primeiro, você empilha os objetos criando uma forma engraçada. Depois, você direciona a luz da luminária a fim de formar a sombra dos objetos empilhados no chão. A partir desse momento, não movimente mais a luz. Coloque onde se formou a sombra uma cartolina e deixe ela bem fixa no chão, use uma fita adesiva para isso. Depois da sombra projetada na cartolina, contorne-a com a caneta. Então, desmonte os objetos para desfazer a sombra ficando só com seu contorno e chame os pequenos. A brincadeira é descobrir como você empilhou os objetos para fazer o desenho na cartolina, ou seja, reproduzir a mesma sombra. Apenas fique atento para criar sombras que sejam difíceis mas não impossíveis para seu pequeno.

5. Stop!

Também conhecido como adedanha ou adedonha, essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!

 

26/03/2020 Por Colégio Oxigênios 467 Views