Parceria realizada entre Colégio Oxigênios e Agrupamento de Escolas Soares Bastos de Portugal

O foco do projeto é proporcionar aos alunos uma experiência única no aprendizado, conquistas, integração e cultura. E diante disto, o colégio anunciou uma parceria fechada agora, em Fevereiro de 2019, com o Agrupamento de de Escolas Soares Bastos (Oliveira Azeméis) de Portugal, na Europa.

O objetivo desta parceria é acrescentar uma rica cultura para os alunos, trazendo a integração entre as escolas. O projeto tem base nas Comemorações do V (quinto) Centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães. Fernão de Magalhães foi um navegador português que se notabilizou por ter organizado a primeira viagem de circum-navegação ao globo de 1519 até 1522. Nascido numa família nobre, em 1506 viajou para as Índias Ocidentais, participando de várias expedições militares nas Molucas, também conhecidas como as Ilhas das Especiarias.

Fernão de Magalhães foi morto em batalha em Cebu, nas Filipinas durante a expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano até ao regresso em 1522.

A integração foi iniciada a partir das escolas associadas da UNESCO, e o Colégio Oxigênios é associado à rede. Segundo as informações da Unesco “O objetivo geral deste projeto centra-se em promover uma rede pioneira de Escolas Magalhânicas, inserida na rede das escolas associadas da UNESCO, enquadrando a Viagem no âmbito da Década Internacional da UNESCO para a Aproximação de Culturas 2013-22, na promoção do estudo, da divulgação e da valorização da Viagem de Fernão de Magalhães e, criando uma rede de partilha de projetos entre as escolas.”

O Colégio fará a exposição dos trabalhos realizados juntamente com os alunos, e terá direcionamento através do Coordenador do projeto, o professor Sued e com o professor da disciplina de Arte, Vinicius. A Escola de Portugal também realizará as exposições e no fim do projeto, os alunos terão contado diretamente com os expositores, conversando ricamente e a transferência vasta de conhecimento.

13/02/2019 Por Colégio Oxigênios 182 Views